+Economia

Gere sua própria Energia

Energia Solar no Brasil: O Sol como Protagonista das Novidades

Solidez no Crescimento e contribuição ambiental

A energia solar fotovoltaica já representa 22,2% da capacidade instalada de geração no Brasil, consolidando-se como a segunda principal fonte de eletricidade no país Agência Brasil. Além disso, só nos primeiros três meses de 2025, foram instalados mais de 147 mil sistemas solares, atendendo cerca de 228,7 mil propriedades, e evitando a emissão de 66,6 milhões de toneladas de CO₂ Agência Brasil.

Um ano de expansão robusta (2025)

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) projeta um aumento de até 13,2 GW na capacidade instalada em 2025 — um crescimento de aproximadamente 25% sobre os níveis atuais Segundo dados da Aneel, só no primeiro semestre de 2025, o Brasil adicionou 5,25 GW — com mais de 700 mil novos consumidores beneficiados pela geração distribuída Portal Solar.

Potenciais e gargalos pela frente

Apesar dos avanços, o setor enfrenta desafios: limitações na infraestrutura de transmissão, sobretudo para projetos de geração distribuída, podem frear o ritmo de crescimento. Projeções sugerem que a capacidade total instalada deve chegar a 63,7 – 64,7 GW até o fim de 2025, com destaques para a geração em telhados e usinas solares.

Iniciativas socioambientais e desafios humanos

Enquanto comunidades indígenas e remotas ganham autonomia com energia solar, grandes complexos energéticos nem sempre contemplam os direitos tradicionais. Uma reportagem recente destacou impactos negativos causados por megaprojetos em áreas como o Piauí, onde moradores denunciam falta de consulta prévia e riscos socioambientais El País. Por outro lado, projetos comunitários-led, como os na Amazônia brasileira, trazem benefícios diretos às localidades antes isoladas — iluminando casas e conectando pessoas com meios sustentáveis The Guardian+1.

Ambiente de investimento e decisões estratégicas

O cenário não é unânime: a Shell decidiu interromper seus projetos solares e eólicos no Brasil devido a um ambiente regulatório incerto e oferta excessiva de energia Reuters. Contudo, grandes investidores continuam de olho no setor: a mineradora Vale está em tratativas avançadas para vender parte de sua vertical renovável, incluindo ativos solares, para a GIP — em um negócio estimado entre R$5 a 6 bilhões Reuters.
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Categorias

Postagens Recentes

©2025 Azura Solar | CNPJ: 44.832.340/0001-54 ® Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Azura Solar